sexta-feira, 18 de março de 2016

Tarte de limão merengada

Hoje este blog está de parabéns! Faz 1 ano de existência e conto com todos vocês para cantarmos juntos, "Parabéns a você". Para comemorar fiz esta tarte e umas tarteletes de limão merengadas. Espero que gostem.


Ingredientes:

Base:
2 pacotes de bolacha Maria
2 ovos
2 colheres de sopa de manteiga sem sal

Creme de limão:
500 ml de leite
220 gr de açúcar
50 gr de maizena
60 gr de manteiga sem sal
Sumo de 2 limões médios
raspa de 1 limão médio
6 gemas de ovo

Merengue italiano:
80 ml de água
220 gr de açúcar fino
1 colher de (sopa) de sumo de limão
4 claras


Preparação:

Base:
Colocar as bolachas num robot de cozinha e triturar completamente. Com o robot em potência média, juntar os ovos e a manteiga, continuar a triturar até obter uma massa homogênea.
Retirar e juntar toda a mistura formando uma bola. Colocar numa tigela, cobrir com película anti-aderente e levar ao frigorífico durante 30 minutos.

Creme de limão:
Juntar 400 ml de leite e o açúcar numa panela. levar ao lume mexendo sempre até o açúcar dissolver por completo. Numa tigela, mexer com uma vara de arames, as gemas com a maizena e o restante leite. Adicionar tudo ao leite quando ferver, mexendo sempre com a vara de arames, até começar a engrossar. Por fim adicionar a manteiga, a raspa e o sumo de l
imão e continuar sempre a mexer por mais 1 minutos. Retirar do lume e reservar.

Montagem da tarte:
Ligar o forna a 170C.  Forrar o fundo e as laterais de uma tarteira com a massa de bolacha, pressionar com os dedos para que fique bem compacta. Levar ao forno por 5 min e retirar. Juntar o creme de limão, alisar a superfície com uma espátula e deixar  arrefecer completamente.

Merengue italiano:
Colocar a água mais açúcar num tacho e levar ao lume. Envolver bem até que o açúcar se dissolva por completo e deixar ferver (em lume médio) até formar uma calda, (cerca de 2/3 minutos após levantar fervura).
Enquanto isto, colocar as claras a bater em potência média, quando estas formarem espuma, sem parar de bater, a
dicionar as gotas de limão e a calda de açúcar em fio. Continuar a bater durante alguns minutos até obter uma mistura bem firme e brilhante.
Colocar o merengue num saco de pasteleiro com o bico em forma de estrela. Retirar a tarte do frio e cobrir a sua superfície com pequenos montinhos. Levar ao forno, pré-aquecido a 180C, durante 2 min, ou até os picos do merengue estarem num tom castanho claro.

Sejam felizes!

Receita adaptada do therasiathecook.

4 comentários:

  1. Um ano?! Só?! Parece que cá venho regalar os olhos e surripiar receitas há uma eternidade! Adoro este teu cantinho! Que venham muitos mais, ok?! A tarte está lindíssima! Adoro tarte merengada! Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim só 1 ano! Obrigada por vires sempre aqui dar a tua opinião e o teu apoio.
      A tarte posso dizer-te que apenas fiquei com as duas tarteletes, a grande foi para uma casa de fados para esta noite. ja provei uma tartelete e ficou deliciosa. Recomendo esta receita. Beijinhos

      Excluir
  2. Muitos parabéns e que venham muitos mais.
    Adoro tarte merengada e essas ficaram bem lindas.
    Bom fim de semana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada São Ribeiro! Adorei o sabor. Recomendo esta receita.
      Bom fim de semana. Beijinhos

      Excluir

Seguidores

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...